O PLANO DE SAÚDE COBRE CIRURGIA PLÁSTICA

O Brasil é o país com o maior número de realizações de cirurgias plásticas no mundo com aproximadamente 1.5 milhões de procedimentos ao ano, e devido a esta tendência, muitos clientes me perguntam se o plano de saúde cobre cirurgia plástica.

Os planos de saúde não cobrem cirurgias plásticas com finalidade unicamente estética, entretanto, a Agência Nacional de Saúde, determina que os planos de saúde cubram as cirurgias plásticas que tenham por finalidade a correção, reparação ou reconstrução.

Veja a seguir alguns exemplos de cirurgias plásticas cobertas pelos planos de saúde:

Redução das mamas: quando o tamanho dos seios causar desconforto, problemas na coluna e afetar a qualidade de vida.

Reconstrução das mamas: pacientes que fizeram mastectomia em decorrência de câncer de mama ou por lesões causadas por traumas.

Cirurgia bariátrica: pacientes obesos que já passaram por tratamento clínico com medicamentos e mudanças no estilo de vida, mas não obtiveram o resultado desejado.

Retirada do excesso de pele: pacientes submetidos a cirurgia bariátrica ou tratamento clínico, após o emagrecimento podem apresentar excesso de pele. Por motivos de saúde, para evitar infecções de pele, os planos de saúde devem cobrir este procedimento.

Blefaroplastia: é um procedimento que retira o excesso de pele das pálpebras, que se estiver afetando a visão, por motivos de saúde o paciente tem direito ao procedimento.

Queimaduras, queloides e cicatrizes: podem prejudicar as funções, causar problemas emocionais e afetar a qualidade de vida do paciente. Portanto, o plano de saúde deve cobrir a cirurgia plástica para reparar esses problemas.

Qual é o prazo de carência para realizar cirurgia plástica reparadora?

Se a cirurgia plástica estiver relacionada a problemas de saúde adquiridos após a contratação do plano, a carência é de 180 dias. Porém, se a cirurgia plástica estiver relacionada a problemas de saúde adquiridos antes da contratação do plano, a carência é de 720 dias.

O que fazer se o plano de saúde não liberar a cirurgia plástica reparadora?

Para a liberação do procedimento pelo plano de saúde, é necessário ter o laudo médico com o pedido da cirurgia plástica por motivos de saúde. Se o plano não liberar a cirurgia, solicite o motivo por escrito e faça uma denúncia a Agência Nacional de Saúde.

Feito isso, caso não consiga a liberação do procedimento pelo plano, você poderá procurar um advogado especialista em planos de saúde para exigir os seus direitos.

Planos mais comercializados

Clique nas imagens abaixo e consulte as tabelas de preços, coberturas e carências.